Planejar uma viagem é sempre uma tarefa empolgante, mas às vezes pode ser frustrante quando se trata de encontrar passagens aéreas baratas, principalmente quando é de última hora.
O preço das passagens aéreas podem variar muito, dependendo do destino, época do ano, companhias aéreas, feriados e outros fatores.
Por isso, resolvi te ajudar, vou compartilhar com você algumas dicas para ajudá-lo a economizar na hora da compra das passagens aéreas e tornar sua próxima viagem bem mais acessível e divertida.
Compre a passagem aérea com antecedência
Um dos principais fatores que afetam o preço das passagens aéreas é a antecedência da compra, quanto mais cedo você comprar suas passagens, mais baratas elas tendem a ser.
A maioria das companhias aéreas começam a vender passagens com cerca de 11 meses de antecedência, então se você já sabe quando e para onde quer viajar, comece a pesquisar os preços o mais cedo possível.
Principalmente se você quer viajar em um período de alta temporada, um mês que tenha feriados ou esteja acontecendo alguma atração que atraia muitos turistas para o local da sua viagem.
Se você entrar agora em qualquer buscador de voos, verá que tem uma diferença muito grande no valor da passagem para ser marcada para amanhã e para 10 meses à frente.
Como efeito comparativo estou deixando um exemplo de um voo de Belo Horizonte para Recife, feito pelo site da 123 Milhas.
Para comprar as passagens com quase dois meses de antecedência e em um mês com muitos feriados a passagem sai por R$ 1.394, o menor valor, isso nem sendo de última hora.
Já para comprar para o próximo ano, abril de 2024, o valor da passagem de ida e volta cai para incríveis R$ 243,00.
Seja flexível nas datas
Se você não tem datas específicas em mente, tente ser flexível e pesquisar preços em diferentes dias.
Os preços das passagens aéreas podem variar muito de um dia para o outro, e muitas vezes é mais barato viajar durante a semana do que nos fins de semana.
Além disso, tente evitar feriados e períodos de alta temporada, como Natal, Ano Novo e férias escolares, quando os preços costumam ser mais altos.
Use sites de comparação de preços
Existem muitos sites de comparação de preços de passagens aéreas disponíveis que podem ajudá-lo a encontrar as melhores ofertas.
Esses sites comparam preços de várias companhias aéreas para o destino e datas que você escolheu, e muitas vezes oferecem descontos exclusivos.
Alguns dos sites mais populares são o Skyscanner, Kayak, 123 Milhas e Google Flights.
Não se esqueça de levar em conta o valor das taxas de embarque e outros encargos, que podem variar de acordo com a companhia aérea e o aeroporto.
Além disso, verifique se a passagem inclui ou não bagagem despachada e outros serviços extras, como escolha de assento.
Como comprar passagens aéreas em promoção?
Muitas companhias aéreas oferecem descontos e promoções exclusivas para seus assinantes de newsletter.
Assine a newsletter das companhias aéreas que você costuma viajar para ser notificado sobre descontos e ofertas especiais.
Essas promoções podem incluir descontos em passagens aéreas, upgrades de classe e ofertas de pacotes de viagem.
Use milhas aéreas e pontos de fidelidade
Se você é membro de um programa de milhagem ou tem pontos de fidelidade acumulados, use-os para comprar suas passagens aéreas.
Muitas vezes, as companhias aéreas oferecem descontos em passagens para seus membros de programa de fidelidade, e você também pode usar seus pontos para pagar total ou parcialmente suas passagens.
Certifique-se de verificar as regras do programa de fidelidade para saber como resgatar suas milhas ou pontos.
Além disso, você pode optar por comprar suas passagens aéreas em sites como a 123 Milhas, que fazem a intermediação de quem quer vender e quem quer comprar milhas aéreas.
Onde eles fazem todo o trabalho de intermediação para você, já marcando o seu voo e emitindo a passagem.
Outra forma de ter um grande desconto ou até mesmo conseguir a sua viagem totalmente grátis é juntando milhas através das suas compras online.
Considere voos com escalas ou conexões
Voos diretos são muito mais cômodos além de economizar tempo, porém podem sair um pouco mais caros.
Então você deve avaliar se é melhor escolher voos com escalas ou se vale a pena pagar um pouco mais e ter essa comodidade.
Sem falar que você chegará ao seu destino mais rápido e menos cansado, então esse certamente é um ponto que deve ser muito bem avaliado.
Aproveite programas de fidelidade
As companhias aéreas oferecem programas de fidelidade que podem ser uma excelente oportunidade para quem busca passagens aéreas baratas.
Ao se cadastrar nesses programas, você acumula pontos a cada viagem realizada e pode trocá-los por passagens aéreas, upgrades de classe ou outros benefícios.
Algumas empresas também oferecem cartões de crédito vinculados aos seus programas de fidelidade, o que significa que você pode acumular pontos em suas compras do dia a dia e trocá-los por passagens aéreas.
É importante lembrar que esses programas têm regras específicas, então é importante pesquisar e entender as condições antes de se cadastrar.
Compre na hora certa
Outra dica importante para quem busca passagens aéreas baratas é saber o momento certo para comprar. Segundo pesquisas, as melhores ofertas geralmente são encontradas com 2 a 3 meses de antecedência, mas pode haver variações dependendo do destino e da época do ano.
Além disso, é preciso levar em conta o dia da semana em que você faz a compra. Segunda-feira costuma ser o melhor dia para comprar passagens, enquanto que nos fins de semana os preços costumam ser mais altos.
Vale a pena também ficar de olho em promoções de companhias aéreas que geralmente acontecem em datas específicas, como a Black Friday e a Cyber Monday.
Conclusão
Comprar passagens aéreas baratas pode ser um desafio, mas seguindo as dicas deste artigo, você pode economizar bastante na hora de planejar suas viagens.
É importante pesquisar, comparar preços, considerar diferentes rotas, aproveitar promoções e programas de fidelidade e principalmente planejar a sua viagem com antecedência para encontrar as melhores ofertas.
Com um pouco de planejamento e paciência, é possível gastar menos com o seu deslocamento e poder dar um upgrade na sua hospedagem sem gastar mais do que o planejado, seria muito bom, não é mesmo?