Fortaleza é a capital do estado do Ceará, um dos destinos mais visitados do nordeste brasileiro.
Lá você poderá desfrutar de lindas praias, uma natureza exuberante formada por dunas e lagos e muitas atrações culturais.
Além de uma cultura brasileira bem característica, você poderá se deliciar com a sua deliciosa gastronomia.
Mas, você quer mais alguns motivos para visitar Fortaleza?
Então, nós vamos te contar “tudinho” sobre o que você vai encontrar nesse paraíso.
1. Curtir as Belas Praias de Fortaleza
Fortaleza possui um belo litoral, de 34 km de extensão, tendo em torno de 15 praias.
Praia da Barra do Ceará
Entre as mais famosas da cidade está a Praia da Barra do Ceará que se encontra a apenas 8 km do centro e tem grande importância histórica, pois foi onde Pero Coelho de Sousa construiu a primeira fortificação da história de Fortaleza.
Trata-se do Forte da Senhora dos Prazeres, que se encontra em parte soterrado pelas dunas.
A praia não é própria para banhos, sendo visitada para a visualização do monumento, e a bela paisagem que fica ainda mais impressionante por seu pôr do sol.
Praia de Meireles
Outra praia conhecida é Meireles, a qual é bela e arborizada, tendo uma boa estrutura formada por calçadões, feira de artesanato e quadra de esportes.
No entanto, não é indicada para banhos já que é poluída.
Praia do Futuro
Já a Praia do Futuro é limpa e bonita, sendo muito frequentada pelos banhistas, além disso, ela possui uma excelente infraestrutura formada por diversas barracas, onde você poderá encontrar comidas e lanches de qualidade, duchas de água doce e cadeiras de praia.
Praia do Porto das Dunas
Na Praia do Porto das Dunas você encontrará o Beach Park, um complexo turístico com um excelente parque aquático, considerado o maior da América Latina.
Ótimo se você vai viajar com crianças, pois terá muitas atividades divertidas.
Praia do Titanzinho
Quem curte esportes aquáticos vai curtir as praias Titanzinho, que é famosa pela prática de surfe e do Cumbuco, um ótimo lugar para praticar kitesurf.
Praia das Fontes
Agora se você gosta de natureza vai curtir muito a Praia das Fontes, ela possui uma belíssima paisagem formada por falésias coloridas, formações rochosas, onde há lagos de água doce, dunas gigantescas, além de fontes, onde é possível tomar banhos refrescantes.
2. Apreciar a Natureza
Fortaleza possui sete unidades ambientais de conservação, onde você poderá vislumbrar sua bela natureza formada por dunas, rios, falésias e mangues.
Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba
Entre elas está o Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba, ele possui 460,7 hectares, composto de uma boa variedade de ecossistemas, entre eles dunas fixas e móveis, faixa de praia, lagoas costeiras e tabuleiros pré-litorâneos.
Parque Ecológico da Lagoa da Maraponga
O Parque Ecológico da Lagoa da Maraponga possui 31 hectares e é formado pela lagoa da Maraponga e uma linda paisagem, com vegetação variada. Além disso, conta com uma boa estrutura para lazer.
Rio Pacoti
Outra unidade de conservação ambiental é a Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti, a qual possui mais de 2 mil hectares, sendo composto por vegetação de manguezal e o maior rio da cidade, o Pacoti, que conta com 150 km de extensão.
Parque Ecológico do Cocó
O Parque Ecológico do Cocó, foi feito para proteger a área do rio Cocó, tendo mais de mil hectares.
No lugar você encontrará um manguezal que abriga várias espécies de animais como moluscos, crustáceos, peixes, répteis, aves e mamíferos.
O legal é que o parque possui uma boa estrutura para os visitantes, tendo guias, trilhas ecológicas, equipamentos e eventos de educação ambiental e ecoturismo.
Outras unidades de conservação ambiental são a Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Ceará, Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio e a Área de Relevante Interesse Ecológico do Sítio Curió.
3. Visitar os Pontos Turísticos de Fortaleza
Quem curte passeios culturais vai gostar de passear pela cidade e conhecer seus pontos turísticos.
Farol do Mucuripe
Entre eles está o Farol do Mucuripe, o qual abrigava o Museu de Fortaleza. Ele foi construído no século XIX por escravos, sendo uma das edificações mais antigas da cidade.
Ele chegou a abrigar o museu da cidade, onde havia uma coleção de reproduções, desenhos, fotografias, documentos, entre outros que contavam a história de Fortaleza.
Mas infelizmente hoje ele se encontra em ruínas e totalmente mal cuidado.
Museu do Ceará
No entanto há outros lugares para visitar, como o Museu do Ceará, que contém vários artefatos que contam a história do lugar, com peças indígenas, mobiliário, itens de lutas e revoltas populares, entre outros.
Ele se encontra no Palacete Senador Alencar.
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Também há o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um grande complexo cultural, onde se encontram o Museu da Cultura, Cearense, o Museu de Arte Contemporânea do ceará, teatros, um planetário, cinemas, lojas, espaços para apresentações públicas, a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, o Porto Iracema das Artes e a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.
Teatros
A cidade também conta com belos teatros, como o Theatro José de Alencar, que conta com uma bela arquitetura e é onde são realizados os principais espetáculos de Fortaleza.
Outros teatros são o Teatro São José e o Cine-Teatro São Luiz.
4. Fazer Compras
Se você não resiste a comprar um souvenir saiba que em Fortaleza encontrará um artesanato de qualidade, que pode ser encontrado em vários estabelecimentos específicos, como a Central de Artesanato do Ceará, o Centro de Turismo do Ceará, a Feira de Artesanato da Beira-mar, o Mercado Central de Fortaleza e o Polo Comercial da Avenida Monsenhor Tabosa.
Nesses lugares você encontrará uma grande variedade de peças de artesanato, feitos em couro, argila, cipó, madeira, manufaturas de fibra de algodão e cerâmica.
Encontrando cestas trançadas com palha de carnaúba, rendas de bilros, bordados, crochês, entre outras técnicas.
Entre os objetos vendidos você encontrará, bibelôs, bolsas, roupas, tapetes, toalhas, vasos entre outros.
5. Saborear Sua Gastronomia
A gastronomia de Fortaleza tem a fama de ser deliciosa.
Ela é baseada principalmente em frutos do mar, como camarão, caranguejo e diversas espécies de peixe.
Entre seus pratos mais famosos temos a moqueca de arraia, peixadas de cavala e pargo, peixada cearense (cozido de peixe com legumes, acompanhado de pirão de farinha), caldeirada (ensopado de camarão com verdura, legumes e diversos temperos) arroz de camarão e bobó de camarão.
Mas você também encontrará muitos pratos típicos nordestinos, como baião de dois com manteiga e queijo de coalho, pratos com carne seca, batata-doce, farinha de mandioca, milho, entre outros.
Entre os doces que mais fazem sucesso na cidade estão a canjica, pamonha, pé de moleque, paçoca e a famosa tapioca.
6. Festivais de Fortaleza
Em Fortaleza costuma ocorrer vários festivais.
Entre eles o Cine Ceará, que é considerado um dos principais do país.
Ele é realizado no Cine-Teatro São Luiz e traz produções de cinema e vídeos ibero-americanos, divulgando talentos brasileiros na área de audiovisual.
Também há o Festival de Teatro que traz várias apresentações de diversos estilos.
Outros festivais que ocorrem na cidade são de música como o Roots Rock Reggae, que traz artistas nacionais e internacionais de rock e reggae, Choro Jazz, que traz artistas desse estilo musical.
Ainda há o Festival UFC de Cultura, que conta com mostra de filmes, mesas de conversa, exposições, oficinas e apresentações musicais, o Festival de Design e Cultura Digital que apresenta artistas de design e tecnologia e o Festival Ponto.CE que conta com atrações musicais, de dança e audiovisual.
O legal é que os festivais são gratuitos e abertos a todos.
Esses festivais costumam ocorrer entre os meses de novembro e dezembro.
7. Melhor época para viajar para Fortaleza
Em Fortaleza faz sol o ano todo, no entanto no primeiro semestre é a época de chuvas, que podem atrapalhar um pouco sua programação.
Por isso é indicado os meses de julho a dezembro, onde o tempo é mais estável e há muito vento também.
Ótimo para a prática de surfe e kitesurf.
Dicas
Fortaleza recebe voos de várias capitais do Brasil. De carro o acesso é mais fácil partindo de cidades próximas como Teresina, São Luiz, Natal e Piauí.
A melhor forma de circular pela cidade é de carro, uma vez que o acesso é fácil através da Avenida Beira Mar.
Como na cidade faz muito calor e sol, o ideal é levar roupas leves, protetor solar, óculos de sol e chapéu para proteger a cabeça.
E então, gostou das dicas e informações?
Conta para nós nos comentários.
E se tem mais alguma dica, ajude outros leitores compartilhando nos comentários.