O seguro viagem é um serviço muito útil em caso de imprevistos como acidentes, perda ou extravios de bagagem, cancelamento de viagem, entre outros.
No entanto, por se tratar de um serviço adicional, muitas pessoas podem pensar que é uma extravagância e que ele não é necessário.
No entanto, sabia que sua viagem pode ser cancelada caso não tenha o seguro viagem?
Sim, pois em alguns países adquirir esse serviço é obrigatório.
Quais são os países o seguro viagem internacional é obrigatório?
Entre os países que exigem seguro viagem internacional, então os que fazem parte do Tratado de Schengen, hoje são 26 países participantes, onde 22 estão também na União Europeia.
Entre eles estão quase todos os países europeus, exceto a Irlanda, que não faz parte do espaço Schengen.
Os países Europeus são:
Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suécia.
O Tratado de Shengen para quem não sabe é uma convenção entre países europeus que estabeleceram uma política própria de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas.
Além de exigirem o seguro viagem, esses países ainda estipulam o valor da cobertura mínima de 30 mil euros.
Cuba, que como muitos sabem é uma nação socialista, não quer ter prejuízos com eventuais imprevistos de turistas, por isso também exige o seguro viagem.
Além desses temos: Venezuela, Equador, Irã, Emirados Árabes Unidos e Catar.
Já no caso da Austrália, é obrigatório contratar somente o seguro-saúde Overseas Students Health Cover (OSHC) em caso de estudantes de intercâmbio, que geralmente permanecem por um período maior no país e podem precisar de atendimento médico durante esse tempo.
A maior parte dos países exige a apresentação do seguro viagem com assistência médica e hospitalar, já que muitos deles não oferecem serviços de saúde pública para turistas.
O EUA não exige seguro viagem, mas não arrisque
Se você vai viajar para os Estados Unidos, o seguro viagem não é obrigatório, porém esse é o país onde tem os custos de saúde mais altos do mundo.
Então, caso ocorra algum acidente, você pode ter grandes problemas financeiros.
Principalmente pela diferença no câmbio entre o real e o dólar.
Portanto, se você pretende viajar para algum desses países para evitar dores de cabeça como não ter atendimento em caso de acidentes ou gastar uma grande quantia de dinheiro em cuidados médicos, o melhor é contratar o serviço.
O que preciso para contratar o seguro viagem?
Primeiramente você deve visitar os sites das seguradoras mais conhecidas e comparar seus planos e condições, para ver qual se adequa melhor às suas necessidades.
Saiba que o valor do seguro vai depender da cobertura, destino, duração de viagem, sua idade e o tipo de plano que pretende adquirir.
Sendo que há planos individuais e familiares.
O cadastro pode ser feito no próprio site das seguradoras, onde você deverá escolher suas coberturas, planos e detalhar tudo sobre sua viagem.
Também é possível contratar o serviço no momento em que você for comprar sua passagem ou pacote de viagem, pois as agências de viagem e companhias aéreas costumam oferecer.
Você ainda pode conferir se a empresa de seu cartão de crédito oferece o benefício seguro viagem, o qual é gratuito.
Geralmente esse benefício é oferecido para cartões com as bandeiras internacionais Visa, MasterCard, American Express e Diners.
Mas saiba que geralmente os seguros gratuitos não possuem muitas coberturas.
Por isso é mais indicado usá-los em viagens nacionais ou complementá-los com mais coberturas de acordo com sua necessidade.
Países onde não é obrigatório o seguro viagem
E caso, for viajar para outro país em que o seguro viagem não é obrigatório, é necessário contratar esse serviço?
Nesse artigo sobre Seguro Viagem fizemos uma análise sobre as vantagens do seguro viagem e por que vale a pena contratá-lo.
E podemos dizer que sim, este serviço é necessário, especialmente em viagens internacionais.
Pois fora esses países que citamos, outros como os Estados Unidos também não oferecem serviço de saúde pública, e ninguém escolhe o momento em que vai ficar doente, não é mesmo?
Assim, através do seguro viagem você terá a certeza de que receberá um bom atendimento em caso de doença ou acidentes e ainda não terá que pagar valores exorbitantes para isso.
E, além disso, caso você esteja sozinho e necessite de um acompanhante, a seguradora não só paga a passagem como a acomodação de seu cônjuge, parente ou amigo.
Já pensou se você contrair alguma doença e precisa comprar medicamentos para realizar o tratamento?
Além de ser caro, comprar remédios em outro país pode gerar uma grande dor de cabeça.
No entanto, se você tem o seguro saúde com cobertura farmacêutica esse problema é facilmente resolvido.
Quais serviços o seguro viagem oferece?
Os serviços que as seguradoras oferecem podem ser divididos em categorias, entre elas:
Assistência Médica
As seguradoras oferecem assistência médica em caso de: acidente ou doença, invalidez permanente total por acidente, assistência farmacêutica, assistência odontológica, remoção médica, retorno após alta médica, hospedagem do segurado após alta médica e acompanhante e visita ao cliente hospitalizado.
Funeral
Em caso de morte do segurado, as seguradoras oferecem assistência para: morte acidental, repatriação funerária, retorno de familiares e regresso antecipado em caso de falecimento de parente ou cônjuge.
Problemas jurídicos
Caso o segurado tenha problemas com a lei, a seguradora também dá assistência, oferecendo: adiantamento de fiança e adiantamento para assistência jurídica.
Perda e Extravios de Bagagem e Documentos
Nesse quesito as seguradoras oferecem: seguro bagagem, localização de bagagem, orientação em caso de perda de documentos e adiantamento de fundos em caso de roubo ou extravio de cartão de crédito/débito.
Outros serviços
Além disso, as seguradoras também oferecem serviços de: acompanhamento de menores, garantia de viagem de regresso, retorno antecipado em caso de sinistro grave na residência do cliente, transmissão de mensagens urgentes, indenização em caso de cancelamento ou atraso de viagem.
Dicas
É importante que você saiba que as seguradoras oferecem produtos personalizados para clientes de diferentes perfis como: gestantes, idosos, estudantes de intercâmbio e praticantes de esportes radicais.
Dessa forma, o cliente se sente mais seguro, pois terá atendimento de acordo com seu estado ou atividades que terá durante a viagem.
Além disso, os serviços são realizados de forma diferente se for opções de seguro viagem ou assistência, sendo que o primeiro funciona com reembolso e o segundo pagamento direto das despesas por parte da seguradora.
Quando for escolher seu seguro viagem prefira um com atendimento 24 horas e falado em português.
As seguradoras também oferecem diferentes planos dependendo do lugar para o qual você pretende viajar.
Por isso, caso vá fazer uma viagem que compreenda diferentes países é bom ficar atento, pois talvez seja necessário contratar mais de um plano.
Procure contratar os seguros de empresas que oferecem maiores valores para despesas médicas e que tenham ampla cobertura para diversos tipos de doenças.
Sempre leve com você o telefone da central de atendimento da seguradora contratada durante a viagem, dessa forma poderá entrar em contato em qualquer emergência.
Atendimento médico gratuito a brasileiros
Sabia que três países oferecem atendimento médico gratuito a brasileiros que os visitam?
Sim, devido a um acordo bilateral feito entre o Ministério da Saúde e os países: Portugal, Itália e Cabo Verde, os brasileiros têm direito a atendimento de saúde gratuito nessas nações.
Para ter acesso basta retirar o Certificado de Direito à Assistência Médica Durante Estadia Temporária (CDAM) antes de viajar em um posto do Ministério da Saúde de seu estado.
Se quiser saber mais detalhes e o que é preciso para retirar o certificado acesse o site do Ministério da Saúde.
Esperamos que as informações tenham ajudado. Caso tenha ficado com alguma dúvida, poste nos comentários.