Com o valor do dólar e do euro em alta em relação ao Real, a América do Sul vem se tornando cada vez mais o destino perfeito para as próximas férias de muitas famílias brasileiras, que buscam lugares para fazer uma viagem internacional mais barata.
Nossos vizinhos latinos além de proporcionarem uma viagem mais barata ainda contam com muitas atrações que podem ser curtidas em família.
Por isso, se você busca uma viagem em família na América do Sul, certamente vai gostar muito dos melhores destinos que selecionamos para você.
7 dicas de viagem em família pela América do Sul
1. Bariloche na Argentina
Bariloche é uma cidade na região da Patagônia, na Argentina. É um ótimo lugar para se visitar durante o inverno, pois conta com estações de esqui que possuem uma ótima infraestrutura para famílias.
Na Cerro Catedral, por exemplo, que é a estação mais famosa você poderá explorar pistas de esqui para todos os níveis, uma área de recreação com obstáculos e rampas, kids club para que as crianças possam brincar de tubbing e até mesmo uma escola de esqui para quem deseja aprender.
Além disso, você pode visitar a cidade durante o verão e explorar o Parque Nacional Nahuel Huapi, onde poderá passear ao ar livre com a família, realizar trilhas na Isla Victoria e atividades como rafting, cavalgada e canoagem.
Na cidade ainda é possível fazer passeios culturais como a visita ao Museu da Patagônia, Museu Paleontológico, onde é possível encontrar fósseis de dinossauros e o Museu do Chocolate.
2. San Andrés na Colômbia
San Andrés é a maior ilha que se encontra no arquipélago homônimo, na Colômbia. É um lugar perfeito para famílias que curtem praia e natureza.
Entre suas praias a mais famosa é a Peatonal que conta com uma boa infraestrutura para seus visitantes como lanchonetes, restaurantes, lojinhas e um belo calçadão.
A ilha também possui cayos, que são pequenas ilhotas que estão entre as principais atrações da ilha. A maior delas é a Johnny Cayos, que possui uma bela paisagem formada pela praia e um campo gramado rodeado de coqueiros.
É um bom lugar para fazer um piquenique e apreciar a paisagem.
Se você curte esportes radicais vai curtir a Rocky Cay, onde é possível mergulhar e praticar esportes náuticos como windsurf e jet ski.
Ainda há atrações curiosas em San Andrés, como o Hoyo Soplador, um buraco que se encontra em uma rocha, de onde solta um jato d’água quando a onda vem de La Piscinita, o lugar ideal para a prática do snorkel.
3. Patagônia na Argentina e Chile
A Patagônia é o lugar ideal para famílias que curtem a natureza, pois a região é formada por montanhas, florestas e belos lagos. A região se encontra entre a Argentina e o Chile.
Entre suas atrações está a estância de Junín de los Andes, onde é possível andar a cavalo, pescar com fly e realizar trilhas em montanhas.
Também há o Parque Nacional Lanín, onde você vai poder explorar florestas de araucária, vulcões nevados e lagos de água cristalina.
Se sua família gosta de observação de animais na natureza vai curtir a visita às cidades litorâneas da região como Viedma, Trelew, Comodoro Rivadavia e Río Gallegos onde é possível observar baleias brancas, leões marinhos, pinguins de Magalhães e várias espécies de pássaros.
4. Urubamba no Peru
Urubamba é uma cidade famosa do Peru por se encontrar no Vale Sagrado dos Incas, sendo que a partir dela é possível visitar as famosas ruínas do Império Inca.
Entre elas estão as ruínas de Machu Picchu, as mais famosas da região, na qual chamam a atenção seus degraus esculpidos em rocha que eram usados como laboratórios agrícolas, onde os incas faziam experimentos com plantas.
Outra ruína famosa é Pisac, que era um centro de plantação inca, Ollantaytambo, onde é possível ver calendários incas talhados nas pedras, cujas sombras variam de acordo com a estação do ano.
Também há Qenqo, um local onde era realizado cultos religiosos e onde se encontra uma câmara subterrânea, entre outras.
Além da visita às ruínas você e sua família também podem se divertir na cidade, praticando rafting no rio Urubamba e passeando pela cidade.
5. Ilhas Galápagos no Equador
As Ilhas Galápagos se encontram a 1000 km do continente, no Equador. Elas são famosas por suas espécies de animais terem inspirado Charles Darwin a compor sua teoria da evolução.
Uma boa forma de conferir os animais que habitam as ilhas é realizando um cruzeiro por elas. Dessa forma você poderá visitar as principais ilhas, realizar passeios durante o dia e aprender mais em workshops dentro dos barcos.
Outra atividade realizada no local é o mergulho, devido a grande diversidade de animais marinhos, assim como o snorkel, onde é possível ver tartarugas, peixes, arraias e lobos marinhos.
Nas ilhas ainda é possível realizar trilhas em florestas, passeios à cavalo e curtir suas belas praias.
Outra coisa legal de visitar as Ilhas Galápagos é que como o clima não muda drasticamente durante as estações do ano é possível visitar as ilhas em qualquer época.
6. Salar de Uyuni na Bolívia
Outra viagem interessante para ser feita em família é para o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo. Esse lugar impressionante que fica na Bolívia.
A melhor época de visitá-lo é no período de chuvas, uma vez que a água forma lagos no local, cujas águas com a incidência do sol se tornam verdadeiros espelhos, refletindo o céu e assim proporcionando fotos incríveis.
Além disso, no local você vai encontrar cavernas, gêiseres, piscinas termais e a Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, onde você vai poder conferir duas belas lagoas, a Laguna Verde e a Laguna Dourada. Na época de seca você vai poder avistar flamingos que se alimentam nas lagoas.
Você também vai poder ver no Salar de Uyuni a Isla Incahuasi, uma formação rochosa cheia de cactos gigantes, que chegam a medir 10 metros de comprimento.
Se quiser saber mais sobre esse belo lugar confira nosso artigo:
7. Deserto do Atacama no Chile
Outro deserto interessante e que fica na América do Sul é o Deserto do Atacama, o deserto mais alto e árido do mundo, o qual se encontra no Chile.
Entre os lugares mais impressionantes do deserto está o Vale da Lua que recebeu esse nome por lembrar o solo lunar. Nela você vai poder ver cânions gigantes, grutas e formações rochosas diferentes.
Outro local é o Vale da Morte, onde há formações rochosas, dunas de areia e de onde é possível observar um belo pôr do sol.
Algo que chama a atenção no deserto são suas lagoas, Miscanti e Miñique que possuem águas de um azul intenso e são rodeadas por areia e vegetação dourada.
Você ainda vai encontrar um deserto de sal no local, onde se encontra a laguna Chaxa e vivem centenas de flamingos que dão um colorido especial ao deserto.
Outros lugares que valem a pena ser visitados no Deserto do Atacama são: a Laguna Cejar, que tem uma concentração de sal tão grande que os corpos não afundam, as lagunas Ojos de Salar, que são pequenas e se encontram lado a lado e o vulcão Lascar, que é ativo e se encontra a 5 mil metros de altitude.
Dicas para viajar com crianças
Se for viajar com crianças, fique atento à documentação necessária e também à vacinação.
Consulte um médico antes de viajar para verificar se as crianças estão saudáveis.
Programe passeios que envolvam as crianças para que elas não se cansem ou fiquem entediadas durante a viagem.
Tome cuidado com a alimentação para que as crianças não comam alimentos muito diferentes e acabem passando mal.